A
Anatel lançou nesta sexta, 26, o aplicativo "Anatel
Consumidor", que permite ao consumidor registrar e acompanhar,
em celulares e tablets,
reclamações
contra as prestadoras de telecomunicações. A ferramenta também
permite o registro e o acompanhamento de sugestões e pedidos de
informação e conta com uma seção destinada a tirar as principais
dúvidas sobre direitos do consumidor por meio de Perguntas
Frequentes.
O
app está disponível para os sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e
Windows Phone e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma
gratuita "Trata-se de mais uma iniciativa para permitir que o
consumidor exerça seus direitos com maior praticidade e rapidez. A
nossa intenção é que a internet seja, nos próximo anos, o
principal canal de atendimento da Anatel", diz o presidente da
Agência, João Rezende.
No
ano passado, os consumidores de telecomunicações registraram cerca
de 2,8 milhões de reclamações contra suas prestadoras de
telecomunicações na Anatel. Em 2015, até o final de maio, este
número chega pouco mais de 1,5 milhão de reclamações, sendo que
63% delas são registradas pela Central de Atendimento Telefônico da
Agência (telefone 1331) e 37% pela internet, no sistema Fale Conosco.
Com
o aplicativo, a Anatel espera não apenas tornar o registro de
reclamações mais intuitivo e fácil para o consumidor, como também
se adequar às novas tendências de atendimento, que indicam que
consumidor tende a substituir os canais tradicionais, como call
centers,
por meios digitais.
"Está
mais fácil registrar uma reclamação na Anatel. Mas é fundamental
que o consumidor tente primeiro resolver o seu problema nos canais de
relacionamento da própria prestadora, seja por telefone ou pela
internet. É a operadora, afinal, que tem a obrigação de atender
bem ao consumidor, respeitar o contrato que firmou com ele e atender
às regras do setor" afirma Elisa Leonel, superintendente de
Relações com Consumidores da Anatel. "A Agência só deve ser
acessada caso o atendimento da prestadora não resolva a situação.
Por isso, é fundamental que o consumidor anote e guarde os números
de protocolos de atendimento que a empresa lhe fornecer."
Quando
um consumidor registra uma reclamação na Anatel, ela é encaminhada
para a prestadora que está sendo reclamada. A empresa tem, então,
cinco dias úteis para dar uma resposta ao consumidor. Embora não
trate de forma individual as reclamações, a Anatel cobra das
prestadoras o cumprimento dos prazos e analisa, por meio de amostras
selecionadas aleatoriamente e estatisticamente válidas, a qualidade
das respostas das prestadoras. Em geral, mais de 70% das reclamações
registradas na Anatel são respondidas dentro do prazo de cinco dias
úteis.
Além
de acompanhar como as prestadoras atendem ao consumidor, a Anatel
também monitora quais são as principais razões que levam o
consumidor a buscar seus canais de atendimento. Com base nessas
informações, planeja ações de fiscalização, acompanhamento e
controle, e até mesmo mudanças nas regras do setor.
Fonte: Anatel
O app está disponível para os sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita "Trata-se de mais uma iniciativa para permitir que o consumidor exerça seus direitos com maior praticidade e rapidez. A nossa intenção é que a internet seja, nos próximo anos, o principal canal de atendimento da Anatel", diz o presidente da Agência, João Rezende.
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