Em homenagem ao dia do vendedor, comemorado popularmente no
dia 01 de Outubro, a Fibracem abre a Série Vendas entrevistando o Supervisor de
Vendas Antelmo Santos.
Entrevista:
Fibracem - O que jamais pode
faltar em um vendedor, do ponto de vista do coordenador em relação aos outros
vendedores?
Antelmo Santos - Eu destacaria o
interesse, a curiosidade, a pró-atividade e empatia, esses pontos carregam
junto o bom humor e o acreditar que pode fazer a diferença, despertando
a vontade de ter sucesso e superação.
F - Você acredita que
a equipe de vendas tem a “cara” do supervisor?
A.S - Com o passar do
tempo com certeza, seja pela conduta, na forma como se expressa e compartilha
erros e acertos, como reage aos assuntos e fatos do cotidiano, acaba motivando
a equipe a seguir o mesmo ritmo.
F - Qual a
importância da capacitação técnica para vendedores que trabalham em áreas
específicas, como a de fibra óptica?
A.S - A capacitação é
de extrema importância. O conhecimento leva a uma boa argumentação e quando bem
fundamentado, ganhamos a aprovação e reconhecimento dos clientes que nos
indicam e nos tornam referência.
F - Considerando os
canais que existem para fazer venda como: redes sociais, e-commerce, e-mail,
Skype, qual a importância do contato com o cliente por telefone?
A.S - É muitíssimo
importante! É a aproximação, é tornar a relação vendedor-cliente mais quente,
mais pessoal e mais amiga. A ponto de gerar a confiança de o cliente dispensar
a rotina de fazer pesquisa de produtos e preços, e nos passar a informação do
que tem encontrado no mercado.
F - Em sua opinião,
quais fatores externos que prejudicam as vendas.
A.S - A crise econômica e a variação
cambial nos atrapalham. Além disso, alguns concorrentes com atitudes
questionáveis para redução de preços finais, o que demonstra despreparo dos
mesmos. Contudo, cabe a nós termos capacidade e atitude para contornar esses
obstáculos e ganhar mercado com ações inovadoras.
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