A Internet tem se tornado o local onde uma massiva
quantidade de dados é gerada a cada dia, isto é Big Data. Não é apenas um
conceito abstrato criado pelo universo de Tecnologia da Informação, mas uma
forte tendência de crescimento da pulsante atividade digital.
Em um
minuto, mais de 2 milhões de buscas são feitas no Google, e mais de US$ 250
milhões são gastos por consumidores na Internet. Usuários do Twitter enviam
mais de 300 mil tweets.
E o que
fazer com tudo isso de informação? Hoje, com a análise de dados Implícitos e
Explícitos, é possível entender muito do seu negócio, do mercado, do hábito de
consumo dos seus clientes, tendências e sim, sair na frente com isso.
Os Dados
Implícitos e suas funcionalidades
Big Data é
composto por dois diferentes tipos de dados: os Implícitos e os Explícitos.
Dados implícitos são aqueles coletados sem que necessariamente se tenha a anuência
das pessoas durante um processo de análise. Por este fato, pode carregar
consigo uma conotação sombria – muitas vezes apelidada de “Big Brother” por
exemplo.
Com estes
dados, as empresas passam a conhecer os hábitos de seus clientes e, desta
forma, muitas vezes, conseguem prever suas próximas ações. Cada bloco de dado
disponível está sendo destrinchado e esmiuçado para posterior análise. Os
maiores varejistas, das cadeias de supermercados aos bancos de investimentos,
têm uma área de “análise preditiva”, focada não apenas em entender os hábitos
de compras dos consumidores, mas também seus hábitos pessoais, buscando assim
uma forma mais eficiente de comunicar e vender para eles.
Apesar da
coleta de Dados Implícitos ser a mais utilizada, pelo fato de que as
informações podem ser obtidas em grande escala, você nunca saberá se suas
predições estão corretas. Isto porque eles são baseados na coleta passiva dos
hábitos e comportamentos das pessoas. E é exatamente por isso que não são 100%
à prova de falhas.
Com esse
tipo de dados, não é possível para qualquer varejista saber se uma avó está
comprando um presente de aniversário para seu neto ou para si própria. Da mesma
forma, este varejista não consegue saber se você está comprando um livro para
você ou como presente para um amigo. E, independentemente do quão genial seja o
analista, ele nunca conseguirá sugerir uma música certa sem PERGUNTAR para a
pessoa se determinado ritmo lhe agrada. Sendo assim, a dica é: apenas pergunte.
O simples ato de formular uma pergunta específica nos leva para os Dados
Explícitos.
E os Dados
Explícitos? Como eles podem ajudar nos seus negócios?
Historicamente,
Dados Explícitos custam caro e demandam muito tempo para serem apurados. Estes
são os motivos por que tradicionalmente os Dados Implícitos acabam recebendo
uma grande relevância nas análises de Big Data. Entretanto, a tecnologia tem
mudado isto. A internet permite que as empresas obtenham Dados Explícitos em
grande escala, por meio de uma variedade de plataformas. Isto está dando poder
aos consumidores e esclarecimento às companhias. Quando você responde uma
pesquisa, avalia um negócio, dá um “curtir” em uma marca, escreve uma resenha
sobre um restaurante, um livro ou um serviço, você está contribuindo para gerar
Dados Explícitos.
Um exemplo
disto é o que ocorreu com a Ford antes da crise financeira, quando os dados
sobre vendas de carros do tipo SUV demonstraram que a grande demanda por esta
categoria continuaria nos Estados Unidos. Entretanto, a Ford teve a
“clarividência” em apostar no investimento em carros menores e econômicos.
Como? A empresa coletou feedback dos consumidores e usou estes dados em adição
às informações de vendas para desenvolver seus novos carros e planejamentos.
Esta decisão foi provavelmente o motivo da Ford não precisar de ajuda
governamental, o que aconteceu com a maioria das montadoras durante o período.
A grande
verdade é que Dados Implícitos e Explícitos devem trabalhar juntos,
complementando-se. Na SurveyMonkey, usamos ambos para executar e otimizar nosso
negócio. Os Dados Implícitos que analisamos incluem, por exemplo, número de
perguntas realizadas, número de pesquisas diárias, pacotes de preços, conversão
de planos gratuitos em pagos, entre outros. Estas informações são cruzadas com
dados conseguidos por meio de pesquisas, referentes à satisfação do cliente,
cancelamento de plano ou feedback sobre o produto.
Para se ter
uma ideia do tipo de escala de que estamos falando, na SurveyMonkey, recebemos
diariamente de todo o mundo 3 milhões de respostas e 29 milhões de
questões respondidas. Isto é Big Data. Dados Explícitos em grande escala. Isto
tem nos ajudado a prever de forma mais assertiva o que acontecerá em nossos
negócios.
Usar apenas
um tipo de dado é perigoso. Verifique os Dados Implícitos e os Dados
Explícitos. Analise seus dados, mas não se esqueça de perguntar “Por quê?”.
Dados Implícitos são o “O quê”. Dados Explícitos são o “Por quê”. Um sempre
será importante para sustentar o que se extrai do outro.
Fonte: Guia Empreendedor
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