O ano segue para seu
fim e está difícil desejar feliz ano novo. O fim de ano não só está difícil
para as empresas, mas também para o governo que não sabe de quanto vai ser o
déficit em 2015. Esta é a época de pagar o 13º salário e há empresas, na
indústria inclusive, com dificuldades de realizar o pagamento, tendo de
recorrer a empréstimos para honrar os compromissos. Até mesmos os estados estão
com dificuldade para pagar o 13º salário dos servidores. E ainda se soma a tudo
isso, o saldo de pagamento de rescisões de funcionários demitidos nos últimos
meses com os cortes de gastos.
O clima de incerteza
predomina e os empresários estão se segurando como podem para manter seus
negócios em todos os ramos. Como é o caso das operadoras de telefonia, que
estão travando uma briga feroz para manter seus clientes com boas estratégias,
tal como a Claro, que anunciou acesso ilimitado para seus usuários com planos
pós-pago às redes sociais WhatsApp, Facebook e Twitter.
Principais
concorrente da Claro, a Oi e TIM já haviam feito reduções de suas tarifas de
ligações para usuários de outras operadoras. Contudo, a Claro parece estar mais
atenta ao movimento do brasileiro que tem usado as redes sociais como principal
meio de comunicação e resolveu focar seu plano de redução em serviços de
internet. Uma sábia jogada para driblar o momento de aperto no bolso do
brasileiro.
A mudança das
operadoras Oi e TIM tem como base a redução da tarifa de interconexão (VU-M)
promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que deve cair
para R$ 0,10 em fevereiro do ano que vem. Hoje o valor é de R$ 0,16 e em 2017,
será reduzido pela metade - a R$ 0,05, no valor cobrado em ligações entre
operadoras diferentes.
Todas essas mudanças
refletem o cenário de adaptação do empresariado e dos consumidores a nova
situação econômica depois do período de bonança. Com os setores da economia
tentando equilibrar as contas, os consumidores finais é que acabam sendo
beneficiados com oportunidades que não seriam possíveis em momentos de vacas gordas.
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