segunda-feira, 15 de junho de 2015

Setor financeiro sustenta crescimento do mercado de TIC

A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2014, recentemente divulgada pela Federação Brasileira de Bancos, registrou novamente o crescimento dos investimentos de bancos e instituições financeiras em produtos e serviços voltados para tecnologia. O índice revelado pelo estudo mostrou um aumento de 11% em relação ao ano anterior, atingindo um percentual de 18% do total de gastos com TI, o mesmo registrado em países como França e Estados Unidos.

A pesquisa é realizada há mais de 20 anos pela Febraban e tem como objetivo mapear o estágio da tecnologia no setor financeiro, assim como mostrar os investimentos para o desenvolvimento de soluções de TI, que visam facilitar o dia a dia dos usuários. Em ascensão contínua, o setor foi considerado como o que mais investe em recursos tecnológicos no país.

O cenário registrado no estudo é o reflexo de uma sociedade que busca cada vez mais os serviços digitais, o que impulsiona bancos e demais instituições a investirem em produtos que têm o conceito de experiência do usuário, ou user experience (UX), bem planejados, funcionais, ágeis e que de maneira prática atenda às necessidades de quem os utiliza.

Segundo Andréa Migliori, Diretora de Planejamento e Comunicação da Agência Badaró, especializada em plataformas digitais com o conceito UX, a Internet e o Mobile Banking estão se tornando os principais pontos de contato e relacionamento com o cliente, portanto, precisam funcionar corretamente e tornar a experiência do cliente mais simples e funcional. “Atualmente os dois canais representam 52% do total de transações realizadas e isso nos dá alguma noção de quantos usuários têm essas ferramentas como fundamentais para facilitar o dia a dia, portanto, rever sua funcionalidade e manter atualizações frequentes é o ideal. Quando a Badaró desenvolveu o novo portal do Banco Pan, por exemplo, todas as etapas foram pensadas para a melhor experiência do usuário e o resultado, foi sem dúvida, um site prático, ágil e que atende as necessidades dos clientes. Isso também vale quando desenvolvemos internet bankings e aplicativos para bancos.”

Fonte: IPNews

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