Os setores de data center e
telecomunicações enfrentam muitos desafios em comum no cenário atual. Um dos
principais é a demanda por serviços e aplicações 24 horas por dia, de qualquer
lugar. Isso vale tanto para um usuário final, que quer assistir a vídeos no
smartphone enquanto está a caminho do trabalho, quanto para empresas e usuários
corporativos, que dependem deste acesso para garantir a produtividade de seus
negócios.
Com o avanço da tecnologia e
mobilidade, aparecem mais desafios e problemas para serem resolvidos. As
operadoras e provedoras de serviços precisam entender e acompanhar o ritmo de
seus clientes, cada vez mais exigentes. Os data centers precisam garantir
disponibilidade a todo o tempo, acompanhando o ritmo desenfreado de
informações, além de evitar a perda de dados em situações críticas. Por fim, a
infraestrutura precisa ser capaz de suportar tudo isso.
Mas um dos grandes desafios
dessas áreas - talvez subestimado - é a segurança. De nada adianta oferecer um
serviço inovador, tecnológico e acessível, se usuários e empresas correm o
risco de terem seus equipamentos infectados com malwares.
Os consumidores e as
corporações não sentem falta da segurança até que um ataque aconteça. E a
previsão é de que os ataques aumentem e fiquem mais sofisticados conforme o
avanço da tecnologia. Atualmente, o McAfee Labs detecta 387 novos malwares por
minuto.
Uma das prioridades dos setores
de telecomunicações e data center deve ser que empresas e usuários “esqueçam”
da segurança, mas no bom sentido. Ou seja, que confiem nas soluções que
contrataram e que não precisem se preocupar com riscos e perda de dados. Um
usuário não precisa saber se tem que atualizar um software embarcado, e sim
aproveitar sua experiência de uso sem impactos, seja em casa ou na
empresa.
Para que isso seja possível, é
essencial que as soluções de segurança, principalmente corporativas, entendam a
dinâmica das companhias. Elas não podem ser uma barreira ou dificuldade que a empresa
precisa lidar, mas sim aliadas do negócio.
Felizmente, hoje já existem
soluções mais flexíveis, capazes de se moldarem de acordo com a necessidade da
empresa. A chave para isso é a integração, que permite que produtos se
comuniquem para que as informações de diferentes camadas sejam analisadas e a
melhor decisão possa ser tomada.
Sempre vai haver o desafio de
identificar as áreas que trarão um retorno positivo, e ser mais seletivo em
relação a isso é uma forma inteligente de lidar com o negócio. Do outro lado, a
equipe de TI tem a dificuldade de justificar o retorno de investimento das
ferramentas que utiliza, inclusive as de segurança, e muitas vezes, as soluções
são vistas apenas como um custo.
A saída, neste caso, é mostrar
para a equipe de orçamento como tais ferramentas podem amenizar riscos,
aumentar a produtividade e reduzir custos. Mesmo em um cenário de crise
econômica, as áreas de data center e telecomunicações não podem deixar de
investir em segurança. Enquanto deixar de fazer isso pode resultar em um
incidente ou mesmo levar a empresa a falhar. Investir numa solução integrada
pode aumentar a capacidade e maturidade dos negócios, consequentemente gerando
um retorno sobre investimento positivo.
*Marcos
Ferreira é engenheiro de sistemas da Intel Security
Fonte: Canaltech
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