segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Três não é demais! Serviço triple play ganha força no Brasil




Combo de linha telefônica, internet e televisão pode ser mais lucrativo no final das contas

A expressão “três é demais” não se aplica quando falamos sobre triple play. O nome talvez não seja tão comum assim, mas o serviço é ofertado por quase todas as operadoras de TV e telefonia: são os combos de TV por assinatura, internet banda larga e telefonia fixa. Desde 2007, o usuário pode recebê-los a partir de uma única conexão ou por meio de parcerias comerciais em que as tecnologias são separadas, mas a voz, os dados e o vídeo fazem parte de um mesmo pacote.


A Net foi a primeira a oferecer serviços de combo a partir de uma única plataforma: o cabo. Hoje, as principais operadoras, como GVT, Claro e OI, oferece o triplo play. Atualmente o Brasil é o mercado de TV paga com melhores perspectivas de crescimento do mundo, fazendo com que os provedores ofertem não só o serviço básico. Além disso, o combo televisão + internet + telefonia pode ser mais vantajoso para os clientes, já que utilizá-los separadamente pode sair mais caro. O serviço é destinado a clientes que preferem estar conectados para consumir aplicativos, serviços e conteúdos disponíveis na internet.
E se o triple play é um dos serviços mais em alta no momento, em breve o “quintuple play” pode entrar na moda. Além dos pacotes já conhecidos, os clientes podem ampliar a sua rede doméstica. Como? Fabricantes de automação e de segurança estão se unindo às operadoras de telecomunicação para lançar novos serviços, como sistemas wireless para comunicação entre os equipamentos que se tenha em casa, incluindo luzes, ar-condicionado e segurança patrimonial, lembrando que alarmes residenciais já podem ser conectados ao celular. – a chamada internet das coisas.


Isso tudo é possível graças à fibra óptica. A tecnologia Fiber To The Home (FTTH) permite a expansão de planos e pacotes com maior velocidade, além de ser bem menos suscetível a variações climáticas, a fibra óptica é imune a interferências eletromagnéticas e ruídos, ou seja, ficar sem internet ou TV a cabo quando começa a chover é coisa do passado. A fibra óptica possui uma enorme largura de banda e baixa latência que são a capacidade de transmissão e o tempo gasto para transmitir de um ponto ao outro, respectivamente. Quando o provedor leva fibra óptica até a casa do assinante, tem plenas condições de oferecer multisserviços através do mesmo canal, reduzindo os custos de ativação e viabilizando os combos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário