sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Série Vendas

Confira a entrevista final da Série Vendas com o nosso Vendedor Técnico Olímpio Silva e veja as declarações acerca de sua profissão.


Fibracem: Quais características da sua personalidade influenciam na sua profissão?

Olímpio: Planejamento, foco, disciplina, comprometimento Empresa – Cliente, confiança no atendimento e conhecimento do produto ou serviço prestado, influenciam totalmente nos resultados.

F: Você atende estados pertencentes a 4 regiões: Nordeste (Alagoas), Sudeste (Espirito Santo), Região Centro - Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no Sul (Paraná). Qual é o perfil de cada cliente por região e como isso influência nas suas vendas?

O: No paraná os clientes precisam de mais atenção e materiais a pronta entrega, principalmente clientes de Curitiba e região metropolitana. Com isso, o trabalho de conscientizar os clientes sobre processos fabris é constante, por sermos fábrica e não termos o atendimento no balcão.
Nos outros estados, como padronizei o atendimento ágil com respostas quase de imediato; os clientes entendem melhor os processos devido à distância. Acontece atualmente um sincronismo, uma evolução diária nos negócios, com a política do “ganha ganha”. Se for bom para o cliente e para a Fibracem todos ficamos satisfeitos.

F: Devido ao perfil diversificado de seus clientes, quais habilidades de vendedor você mais utiliza em sua rotina?

O: O poder de persuasão adotado como influenciador nas negociações tem mostrado resultado. Alinhado ao conhecimento e aproximação em cada dia com nossos clientes e nossos produtos, para cada cenário dos projetos executados, gerando confiança, sendo base para a parceria.


F: Em relação ao volume de vendas, qual a diferença em atender a região do Paraná, estado que a Fibracem está localizada, e atender o Nordeste, região geograficamente mais distante de nós?

O: O estado do Paraná é o centro tecnológico nacional. A concorrência das multinacionais está em nosso “quintal”. De forma que o relacionamento deve ser bem mais próximo com nossos parceiros, sendo este o diferencial competitivo para superar metas e desafios.
O Nordeste é outro Pólo totalmente diferenciado, a distância era o que mais dificultava os negócios – o frete pode chegar a ser 30% o valor da nota fiscal de compra. Com isso, a estratégia adotada foi conseguir um distribuidor que aceitasse a parceria para crescimento da região junto à nossa empresa. Em consequência disto, o volume da região está em crescimento constante e fazemos pedidos do mix de produtos periodicamente, diluindo o valor do frete devido ao maior volume. O resultado aparece nos números do estado.


F: Você atende vários distribuidores em diferentes regiões, como mantem a qualidade no atendimento a todos?

O: Os distribuidores são clientes estrela, devem ser tratados e são tratados desta forma, eles precisam de atenção e entedimento de suas demandas que aparecem acima da média de clientes integradores. Este desdobramento das vendas, necessita de planejamento e visão regional, entender quais produtos Fibracem mais vendem e não podem deixar que faltem em seus estoques. Os distribuidores são os “braços” da organização, onde não podemos atender de prontidão, eles estão lá para isso. Mas o sucesso só vem com o alinhamento total entre as partes.







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