Em um ano,
dobrou o índice de internautas brasileiros que não costumam enviar SMS. Em maio
de 2014, na primeira pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de SMS, 10,5% dos
entrevistados disseram que não têm o hábito de usar esse serviço.
Agora, na
segunda edição da pesquisa, realizada em junho deste ano, o índice subiu para
22,4%. Nesse percentual estão somadas as pessoas que disseram que enviaram um
SMS pela última vez entre um e seis meses atrás (11,7%); há mais de seis meses
(3,6%); que não lembravam (6,5%); e que nunca mandaram (0,6%). Na edição
anterior da pesquisa não havia sido feito um detalhamento da frequência,
perguntando-se apenas se o entrevistado tinha ou não o costume de enviar SMS.
As
principais razões apontadas por esse grupo para não usar SMS são a preferência
por aplicativos de mensagens instantâneas (42%) e o preço do SMS (37,8%).
Note-se que, um ano atrás, o preço do SMS era apontado por apenas 8,5% como
principal razão para não usar o serviço. A explicação para o crescimento desse
motivo pode estar na migração de boa parte do público que um ano atrás tinha
feature phone e agora é dona de um smartphone, passando a ter a opção de usar
apps de mensagens, que são gratuitos, em vez do SMS. Na primeira edição da
pesquisa, 70,2% dos entrevistados tinham smartphone; na segunda, o percentual
subiu para 92%.
Concorrência
com apps
A
popularização dos apps de mensagens está afetando também o volume de SMS enviados
por quem ainda costuma usar esse canal. 78,2% dos entrevistados que utilizam
apps de mensagens instantâneas afirmaram que reduziram muito seu uso de SMS
depois de adotá-los e 15,9% afirmaram que reduziram um pouco. Apenas 5,2%
responderam que não reduziram e 0,7%, ao contrário, aumentaram o uso de SMS
depois que começaram a usar apps de mensagens.
Para efeito
de comparação, um ano atrás, na primeira edição da pesquisa, 64,4% afirmaram
que haviam reduzido muito o uso de SMS; 22,3%, pouco; 10,6%, não reduziram; e
2,7%, ao contrário, aumentaram.
Nesta
edição da pesquisa foram entrevistados 1.268 internautas brasileiros,
respeitando as proporções por sexo, faixa etária, renda familiar mensal e
distribuição geográfica desse grupo no Brasil. Ou seja, é uma pesquisa com
validade estatística dentro do universo de pessoas que acessam a Internet,
grupo que representa metade da população brasileira. A margem de erro é de 2,8
pontos percentuais.
Esta é a
terceira matéria sobre os resultados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion
Box: WhatsApp X Messenger X SMS. Ao longo dos próximos dias, outros resultados
serão divulgados.
Fonte: Mobile Time
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