segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Tutorial: Como utilizar Power Meter e Light Source (Software de Aquisição)

Introdução
O Software de Aquisição é a ferramenta que maximiza as funcionalidades do Power Meter USB e otimiza suas medições disponibilizando funções para auxiliar na elaboração de relatórios finais.


Funcionalidades Gerais
Campos para Cadastrar informações adicionais das medições lidas do Power Meter;
Leitura e listagem de todas as medidas gravadas no Power Meter USB (250 medidas);
Função Salvar/Carregar/Imprimir Relatórios elaborados no Software de Aquisição para o PC;
Funções de ajuste dos seguintes parâmetros do Power Meter USB: Data/Hora, Comprimento de Onda atual, Fator de Calibração para cada Comprimento de Onda, Tempo de  Auto-Desligamento e Freqüência de Detecção de Modulação do Sinal Óptico;
Apresentação das Medidas atuais do Power Meter USB, tanto no modo de Potência absoluta como no modo de Perda por Isenção (Medida Referenciada).

Instruções para Instalação do Power Meter
Ao adquirir o Power Meter USB,  recebe juntamente um CD com o Software de Aquisição, Manuais de Operação e Manual do Software. Para instalar o Software, basta copiar o arquivo executável PowerMeter-USB.exe do CD para a área de trabalho do PC. Após esta operação, o software estará disponível para utilização.

Interface Principal do Usuário
Ao se executar o programa, a Interface Principal é apresentada ao usuário, mostrando o estado da conexão com o Power Meter USB e caso se encontre conectado, apresenta o valor da medida de potência atual, comp. de onda e unidade de medida. As seguinte telas podem ser apresentadas:




 Interface Principal com PoweMeter-USB deconectado
 Interface Principal com PoweMeter-USB  conectado











Interface de Configuração (Menu [ Configurar ])
Através do Menu [ Configurar ] , é possível acessar novas interfaces para executar configurações e calibração do Power Meter USB.
As seguintes telas podem ser apresentadas ao usuário, conforme o sub-menu selecionado: [Data e Hora], [Configuração] e  [Calibração]:



 Interface de Ajuste da Data/Hora
Interface de Ajuste de Parâmetros
 Interface de Calibração

O acesso às Interfaces de Configuração só é possível caso o Power Meter esteja conectado e enumerado (Ajuste da comunicação O.S. com o Power Meter USB e endereçamento do mesmo) pelo sistema operacional e o usuário não esta lendo os dados de medidas do equipamento. 
OBS: O uso da Interface de Calibração deve ser feito com cautela pelo usuário, pois pode remeter ao ajuste errôneo das medições da Potência Absoluta.

Interface de Informações (Menu [ Sobre ])
O Menu [ Sobre ] disponibiliza informações sobre as versão do Hardware, Firmware e Número de Série  do Power Meter. É apresentado também informações da versão do Software de Aquisição.



Estas informações ficam disponíveis após conexão e enumeração do Power Meter pelo sistema operacional. Após o recebimento destas informações, a comunicação com o Power Meter USB se torna plena.

Interface de Leitura da Memória (Pág.  [ Memória ])
A Página [ Memória ] contem todas as funções relacionadas com a leitura e armazenamento das informações contidas na memória não volátil de medidas do Power Meter.
A figura abaixo apresenta a tela com uma leitura  realizada da memória do Power Meter. Alguns botões podem estar desabilitados em função da operação que estiver sendo executada.

Interface de Leitura da Memória (Continuação)
Função dos Botões da Página 
[ Ler Memória ] - Lê os dados de medidas da memória do Power Meter apresentada na Planilha de Medidas.
[ Abrir Memória ] - Carrega arquivo previamente salvo com as informações lidas do Power Meter para a Planilha de Medidas.
[ Salvar Memória ] - Salva em arquivo as informações lidas do Power Meter e apresentadas na Planilha de Medidas.
[ Limpar Planilha ] - Apaga informações da Planilha de Medidas, mantendo todos os dados da memória do Power Meter USB.
[ Apagar Memória ] - Apaga todas as informações contidas na memória do Power Meter. Deve-se ter extremo cuidado ao utilizar esta função, pois os dados apagados não poderão ser recuperados!

Após a leitura do Power Meter USB ou do arquivo salvo em disco, é apresentado mensagem do Número de Serial do equipamento que realizou a medição.
O botão [Apagar Memória] só é habilitado após leitura do Power Meter e desabilitado no pressionamento do botão [Limpar Planilha].

Telas Principais da Página
Após uma leitura completa do Power Meter é apresentada a tela a seguir, indicando que todos os dados foram lidos.


Ao pressionar o botão [Apagar memória] é apresentado uma caixa de diálogo de confirmação do procedimento. O usuário pode Cancelar ou Confirmar a ação.

Os arquivos armazenados no disco podem ser acessados mesmo com o Power Meter desconectado.

Interface de Edição de Relatórios (Pág.  [ Relatório ])
A Página [Relatório ] agrupa as ferramentas de edição de relatórios com as medidas lidas do PowerMeter-USB ou carregadas do arquivo em disco.
As ferramentas compreendem a seleção do seqüencial de medidas desejado para apresentação no relatório, editor de campos de informações das medidas,  dados do local, cliente e data da execução e tela de visualização do relatório.
A tela a seguir apresenta a interface principal para edição dos relatórios de medidas, com a seleção do sequencial desejado e a Edição/Visualização.


[ Limpar Campos ] - Apaga a seleção atual do sequencial de medidas selecionado, retornando os valores para os limites de seleção: 1 a 250.
[ Editar Relatório de Medidas ] - Ativa interface de Edição de Relatórios. Nesta interface, o usuário pode entrar com informações adicionais sobre as medições.
[ Visualizar Relatório de Medidas ] - Visualiza o relatório e os dados do sequencial selecionado.

Telas Principais da Página

A tela abaixo representa a interface de Edição de Relatórios. Nela, o usuário pode entrar com informações adicionais para completar o relatório. Estas informações serão apresentadas durante a visualização do mesmo. É apresentado também a seqüência de medidas selecionadas anteriormente e seus respectivos dados de medição.


Para selecionar um novo sequencial de medidas, o usuário deve pressionar o botão [ Selecionar SEQ ], retornando a tela principal da interface e selecionando novos valores do sequencial desejado.
As se pressionar o botão [ Visualizar Relatório ], o usuário ativa a tela de visualização, que apresentará a forma final do relatório.
Após pressionar o botão [ Visualizar Relatório ], é apresentado a tela de visualização do relatório, mostrando todas as informações digitadas pelo usuário e as informações das sequenciais de medição selecionadas. 
Nesta tela, o usuário pode Salvar / Abrir / Imprimir o relatório em sua forma final e realizar configurações da impressora destino, níveis de zoom e visualizar as demais páginas do relatório.


Funções Principais da Tela de Visualização 
SALVAR: Salva o relatório visualizado no disco. As configurações de impressão do arquivo também são salvas.
 
ABRIR: Carrega para a tela de visualização o relatório salvo anteriormente. Habilita a impressão do mesmo.
 
SETUP: Configura as opções de impressão para a visualização atual do  relatório. Aqui o usuário pode definir os parâmetros de tamanho de página, cor, impressora destino, etc.
 
IMPRESSÃO: Imprime o arquivo previamente carregado.
  


IMPORTANTE: Para imprimir um documento, o usuário deve visualizá-lo, configurar as opções de impressão, salvar e abrir o arquivo salvo.


Observações Finais
É proibida a revenda do Software de Aquisição para terceiros.
Alterações no código fonte do Software por terceiros ou pelo usuário final caracteriza violação dos direitos autorais do Software e perda das garantias do equipamento.
Antes de conectar o Power Meter USB ao PC, deve-se executar o Software de Aquisição, evitando que o sistema apresente instabilidade durante sua operação.
Antes de executar operações de escrita no disco rígido do PC, verifique se o usuário possui permissão para salvar.

Requisitos Mínimos de Sistema
*Sistema Operacional Windows 98 ou superior;
*Processador Pentium ou superior;
*512MB de memória RAM;
*Espaço livre  em disco Rígido maior que 1GB.

Para mais informações sobre o produto consulte sua ficha técnica ou o catálogo de produtos disponível no site www.fibracem.com  .

Você ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Quer participar?
Entre em contato conosco através do e-mail marketing01@fibracem.com

Atenção: Todas as informações aqui presentes podem ser alteradas sem aviso prévio. Consulte a Fibracem na hora de fazer a compra do produto e solicite seu manual atualizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário